O Espiritismo é ciência, filosofia e religião.  É sempre o resultado do estudo, da pesquisa, da experiência, do autoconhecimento, da identidade com o Evangelho de Cristo, com a vida plenamente com o Creador.

O Espiritismo, como religião, é conhecimento, racionalidade, exercício consciente do ser.

A Doutrina dos Espíritos não simula que tudo está em ordem na Terra.  Ensina que tudo está em transformação evolutiva.  Reconhece que a diversidade é constante nas lides terrenas, sendo a dor, a desilusão, a injustiça, o sofrimento, o desencarne, instrumentos do conhecimento que caminham com o processo evolutivo do espírito humano.

O Espiritismo, como religião, ensina que a religião espírita não é simplesmente tudo aquilo que não se deve fazer, mas é aprendizado de livre-arbítrio; portanto, tudo aquilo que se deve fazer com respeito, dignidade, amor ao próximo e responsabilidade.

A religião espírita está sempre associada a ciência e a filosofia.  Quem a descobre e a exercita não só faz a consciência, o entusiasmo pela vida no presente, mas a construção dos alicerces para o futuro.

O Espiritismo, como religião, não é um conjunto, um sistema de idéias, com perguntas e repostas.  É a experiência de vida, o estudo, a pesquisa, o trabalho, o amor ao próximo, a fraternidade, a tolerância, a esperânça, a compreensão, a fé racional.

A casa espírita, como universidade do povo, faz, trabalha o conhecimento que liberta, integrando disciplina e amor, bondade e responsabilidade, direitos e deveres, Evangelho de Cristo e vida.

O ensinamento espírita é o de que não devemos pedir a Deus que nos faça bons, mas que nos ajude a encontrar, pelo esforço próprio, pelo trabalho, pelo autoconhecimento, o bem, a luz, a verdade, a compreensão à evolução.

Não devemos pedir a Deus para que não sejamos magoados, hostilizados, injustiçados, rejeitados, repelidos ou mal-compreendidos, mas que Deus, nosso Creador, nos mostre, nos sensibilize, nos conscientize à paciência, à tolerância e ao espírito público para com o próximo.

A Doutrina dos Espíritos ensina que a prece é o diálogo com o Creador, é a força de tudo o que somos, é a nossa intimidade falando com a vida.

O Espiritismo trabalha permanentemente o processo da fé racionalizada, portanto os seu princípios representam instrumentos e instruções para o contínuo despertar.

Deus é amos, luz, esperança.

A Doutrina Espírita é razão.

 

 

LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA

Mensagem psicografada pelo médium
Maury Rodrigues da Cruz

Extraída da obra:
"SERENIDADE: o esforço silencioso do bem"