O homem, o sofrimento, o cotidiano, a alegria de viver.  A luz, o interior, a identidade, a plenitude da consciência. A oscilação da emoção, o pensamento, a igualdade, o crer, o ser o Creador.

O mundo, a razão, as distâncias, o vácuo, toda a cronologia da existência. A Imortalidade, o dia e a noite, a moral, as relações humanas, a solidão, o céu e a Terra, a eternidade. O silêncio, as perguntas existenciais, as perspectivas evolutivas, a sede, a procura de Fontes Externas, o encontro com as torrentes de água pura. A palavra, a agenda do cotidiano, excelsitudes, o bem, o amor, a justiça, a fé, o desprendimento, a pessoa, o "eu", a potência do ser, a luz do espírito. A busca da verdade, a interpretação, a expressão, o lugar, o próximo, a serenidade, a fraternidade, a filosofia, a ciência, a religião, Deus plenamente no coração.

O trabalho, a disciplina, o erguer-se, o construir, o fazer, o crédito, o débito, a mensagem viva do conhecimento, da verdade e da vida. A justiça, a paz, as estrelas, a noite, a lua, os ventos, a chuva, as trovoadas, o horizonte do amanhecer, o sol, a luz intensa, o calor, a satisfação, o fecundo silêncio da integração da creatura com o Creador.

O evangelho de Cristo, a singeleza da humildade, o desprendimento, a moral, a lealdade, a esperança, a bondade, a força de cada um na condição de aprendiz do amor, da caridade.

A confiança, o enxergar, o ver, os desvios, o descaminho, a tristeza, a desolação, a angústia no coração, a falência do espírito. O Caminho, as crises, a busca da verdade, as crianças, os homens, os pobres, os ricos, os oprimidos, os sofredores, os felizes, a lei de causa e efeito, o estímulo para seguir adiante, ir além, positivar o bem.

A liberdade de dentro para fora, a semeadura, as árvores, as flores, os frutos, as direções, cada um fazendo o que aprendeu, o que é, expressando o esforço para alcançar a verdade. A coragem, a confiança, a escuridão, a caminhada, o triunfo e o fracasso, a avaliação, as virtudes, o caráter, o conhecimento, o saber, a evolução. A harmonia, a força da diversidade, todos os caminhos, o homem, a humanidade, a consciência da vida eterna, a luz, a felicidade, o espírito, a Creação.

A terra, a escolaridade,as dificuldades, o ensinar e aprender, as provações, o aperfeiçoamento moral, espiritual, o equilíbrio da justiça, a dignidade do valor, o dinamismo do ideal, a fragilidade, um sopro, a transformação, as réstias de luz do espírito. Caridade, fé, bondade.

LEOCÁDIO JOSÉ CORREA Mensagem extraída do livro: "HORIZONTES DA ALMA" psicografada pelo médiun Maury Rodrigues da Cruz Curitiba, SBEE, janeiro de 2001