O espiritista é alguém que está permanentemente construindo um mundo novo. Este mundo novo há de ser um mundo de luz, de fraternidade e de harmonia.

Luz. É muito importante o sentido de luz. Cristo é Luz. Deus é eminência da Luz. O sol é uma coisa extraordinária.

Aqueles homens que estão nesse momento lutando para verificar e impedir que o ebola evolua, representam Luz.

Aqueles homens que estão lá nos gabinetes, preocupados com os vírus das aves, representam a Luz.

Aqueles indivíduos que estão nos laboratórios, desesperados, preocupados, fazendo testes e pesquisas, tentando criar vacinas e nesse momento trazer benefícios para a humanidade, representam Luz.

Aquelas mulheres dedicadas, religiosas ou não, que foram à frentes de Biafra e de países muito pobres. Algumas são médicas, enfermeiras, outras abandonaram as riquezas materiais e lá se puseram de uma veste simples para ajudar pessoas muito depauperadas, hansenianos e outros necessitados. Hospitais hansenianos onde não tem nada e é preciso ter coragem de fazer alguma coisa. Essas criaturas são Luz.

As que fazem um prato de sopa e levam para outras pessoas, são Luz.

Parteiras, que nesse momento vivem na zona rural brasileira, ajudam. Até algumas curandeiras que nesse momento dão conselhos. Essas pessoas são Luz.

Aquele médico emérito, que não fica vaticinando a morte, mas a vida, que é capaz de dizer: “tenha paciência meu filho, se alimente bem, olhe um pouco para você”. Esse homem é a Luz.

Aquele professor emérito na sala de aula, que olha para as pessoas, que é bondoso, que tem energia, mas não é agressivo, procura ser justo. Esse sujeito é a Luz.

Aquele padre, que não só no púlpito, mas na composição da vida, faz aconselhamento para o bem, é a Luz.

Esses pastores que fazem aconselhamento para o bem e que se afastam das riquezas materiais, são a Luz.

Os médiuns espíritas e os espíritos de modo geral, que assumiram a Doutrina dos Espíritos e o sistema de ideias espiritista, que não faz outra coisa senão dizer que fora da caridade não há salvação, são a Luz.

A Luz é isto.

O sentido de fraternidade é o sentido de olhar para quem quer seja e saber que tem a mesma origem.

Como é difícil a gente imaginar que somos todos iguais quando estamos encarnados. Como é difícil, meus amigos. Parece fácil. O texto da lei está aí.

Mas quando se põe para uma avalização maior, vocês imediatamente reagem. Até porque uns são filhos de autoridades, outros são netos de pessoas eméritas na comunidade. Outros se mantem com dinheiro. Então dá uma sensação de desigualdade. É preciso que vocês imediatamente reajam e entendam que é preciso fazer fraternidade.

É preciso que cada um tenha espírito de fraternidade. É fundamental o espírito de fraternidade.

Fraternidade é o Creador com seus filhos e com toda a humanidade. Fraternidade. Eu tenho espírito de fraternidade. Eu tenho de pensar em fraternidade. Eu preciso ser a fraternidade.

Mas para eu ser a fraternidade, eu tenho de olhar de frente para o meu irmão. Eu tenho de conviver com o meu irmão. Eu tenho de perdoar o meu irmão. Eu tenho de descobrir no meu irmão o que há de melhor.

Eu não posso me irritar. Ah, mas ele errou. Mas eu não posso me irritar. Eu não posso agredi-lo. Eu não posso falar áspero ou gritar. Eu tenho o dever de educá-lo, ser paciente, digno e responsável.

E por último harmonia.

O que que na natureza está em harmonia? Os Homens às vezes soltam bombas, cercam rios, desmatam. Mas ninguém tira a unidade da natureza. Lá está uma árvore. Basta olhar para ela, às vezes sozinha. Ninguém destrói a natureza. Está ali dizendo: “estou presente, sou a vida e represento cada um de vocês”.

Olhem uma mata e vejam desde as plantas menores, das heras até as grandes, os galhos, todos eles integrados, uma absoluta harmonia.

Até a umidade vocês às vezes ficam impressionados, porque uma está em interação com a outra, no sentido de doação.

Assim vocês devem ser. Em nenhuma circunstância perder o equilíbrio. Sempre equilíbrio.

Então é preciso que o Homem aqui na Terra, que é inteligente, procure sempre esse sentido de descobrir o melhor, de construir, de saber renunciar e amar.

O amor é o antidoto para todos os males. É uma força positiva de dentro para fora. Que tem um poder iluminador para que vocês enxerguem melhor o mundo, as pessoas e as coisas.

Que Deus os abençoe e Jesus os ilumine.

LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA

Mensagens psicofonadas pelo médium
Maury Rodrigues da Cruz