Diante de má interpretações a respeito da Doutrina Espírita, de seus conceitos e fundamentos, fez-se necessária alguns esclarecimentos.  Princípios como reencarnação e livre-arbítrio e desconceitos como determinismo devem ser vistos perante a posição espiritista.

Reencarnação é o instituto universal de aprendizado, de evolução individual e coletiva.  Reencarnar não é castigo, mas oportunidade para novos aprendizados.

Não existe determinismo.  O futuro é aberto e construído sobre o presente.  As ações tomadas no presente são feitas de acordo com o livre-arbítrio de cada um.  Somos seres pensantes e livres.  Podemos tomar as decisões que julgarmos melhores, o que inclui até mesmo poder mudar de opinião conforme nosso julgamento.

Reencarnar exige muito preparo.  Reencarnado, até atingir uma idade adulta e de produção, muito esforço é necessário para a formação do indivíduo.  Imaginar que pessoas nasçam para morrer de forma trágica seja de forma individual ou coletiva é um desrespeito com o espiritismo.  É não entender o significado de reencarnação, livre-arbítrio e achar que o futuro é predeterminado.  É não ser espiritista.

Para melhor esclarecer esse assunto.  Colocamos abaixo o que os espíritos Leocádio José Correia e Marina Fidélis tem a dizer.

Caso o player não apareça acima, você pode usar os links abaixo:

Dr. Leocádio José Correia - 04 de fevereiro de 2013

Irmã Marina Fidélis - 06 de fevereiro de 2013