Local foi inaugurado no dia 18 de maio de 2013.

A nova sede do Museu Nacional do Espiritismo (Munespi), localizado em Curitiba e mantido pela Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), foi inaugurada no dia 18 de maio de 2013. Agora, os objetos de Chicuta Nogueira, Baduca, Abibe Isfer, Parigot de Souza e Leocádio José Correia estão em um local maior, com 300 m2, e mais confortável para os visitantes, já que o Munespi recebe cerca de 2,5 mil pessoas por ano. 

Na nova sede, as cores dos quadros e da tapeçaria da artista plástica paranaense Ida Hannemann de Campos são destaque e ficam expostos até o final do mês de maio.  A artista, que esbanja sabedoria em seus 91 anos de idade, se inspira em cenas do cotidiano para pintar seus quadros e compor peças de tapeçaria. Como artista, sua inspiração maior é o Cubismo e o Expressionismo.  Pinta desde os oito anos de idade, quando começou a ser incentivada no colégio em que estudava em Curitiba. Hoje ela se dedica à arte “pelo prazer de ver o bonito”, como ela mesma afirma, e garante que vai continuar compondo suas maravilhosas – e coloridas – obras. Ida já participou de 168 exposições coletivas, 18 individuais, 48 mostras, e recebeu 15 prêmios.

Além dos objetos das personalidades espíritas, o Munespi preserva documentos históricos, fotografias, obras de arte, produtos mediúnicos, monografias e arquivos audiovisuais. O museu é coordenado por voluntários. Criado em abril de 1965, o Munespi nasceu em Curitiba com a missão de atuar como uma agência de promoção da cultura espírita e do estudo científico, filosófico e religioso da Doutrina Espírita.

De acordo com a coordenadora do espaço, o Museu Nacional do Espiritismo presta sua contribuição à comunidade na medida em que disponibiliza ao público os dados e as informações de seu acervo, promove o conhecimento e estimula o diálogo cultural. Na ocasião da inauguração, se emocionou ao ver o museu no novo espaço, e também em poder garantir ao público visitante obras tão valiosas. Ela se mostrou orgulhosa pelo trabalho dedicado de todos os voluntários que contribuíram com o que o museu se tornou. “O pensamento de fé, muito trabalho e esforço resultou na obra, que foi feita com muito amor”, disse.

MÉRITO MUSEOLÓGICO

Durante a inauguração do novo espaço do Munespi, o presidente da SBEE e museólogo, Maury Rodrigues da Cruz, recebeu uma medalha de Mérito Museológico confeccionada pelo Conselho Federal de Museologia com o intuito de evidenciar e homenagear personalidades de destaque na área em todo o País. Segundo a museóloga Clarete de Oliveira Maganhotto, representante do Conselho Regional de Museologia no Paraná, Maury foi pioneiro da evolução da nova museologia no Estado. “Ele foi um dos primeiros que se engajou nesse movimento e participou da criação do Conselho Regional de Museologia, que já teve sede no Paraná”, lembrou Clarete. Maury foi diretor do Museu Paranaense por oito anos e escreveu diversos artigos e livros sobre o tema, como o Museu Reflexões.

O presidente da SBEE – e também museólogo – Maury Rodrigues da Cruz destacou na inauguração a contribuição que os museus dão para o alongamento do olhar das pessoas. Disse, ainda, que o Espiritismo enquanto Ciência, Filosofia e Religião precisa alcançar o tripé da cultura espírita, consubstanciado em arquivo, museu e biblioteca. “Os museus, assim como os centros espíritas, significam construção de conhecimento. Têm que responder às expectativas de dignificação da pessoa”, disse.

O presidente da SBEE salientou também a importância dos museus para “ensinar as pessoas a pensar”, para mostrar a cultura do País à população e, assim, proporcionar ao povo o alcance dos valores universais. “Expor estes objetos que fazem significação da cultura nacional é fundamental para alcançarmos estes valores”, analisa.

Para Maury, assim como os centros espíritas, os museus também devem compor um currículo político-pedagógico que faz integração com a vida. “Desta forma priorizamos o pluralismo do nosso País e alcançamos o pensamento complexo”, observou. Ele lamenta que alguns grandes nomes da cultura espírita, como Chico Xavier, Yvonne Pereira e Peixotinho, não tenham tido seus materiais preservados para serem expostos em museus. “Está insuportável o processo de destruição cultural do nosso povo. Uma nação sem história não tem futuro”, concluiu.

 

VISITE O MUNESPI!
O MUNESPI está localizado na rua Guilherme Ihlenfeldt, 663/677
Vila Tingui – Curitiba (PR)