ENUF 2013
FORMULÁRIOS DE PESQUISA 34 respondidos
Por favor, informe abaixo dúvidas que você tem sobre Espiritismo. Procuraremos respondê-las ou indicar fontes de estudo e pesquisa na página do ENUF 2012 na internet.
-
comunicação/msg de desencarnados: por que aparecem espíritos desconhecidos?
-
LEI DE PROBABILIDADES DA REENCARNAÇÃO
-
COSMOLOGIA ESPÍRITA [cosmovisão?]
-
“Dúvidas que não param de existir – mas que vcs estão sempre atentos para responder”
-
No livro “Antropologia Espírita” há referência a “matemática kinética”: qual significado?
-
Transmutação; ectoplasmia; no católico tem casamento, batismo – e no espiritismo ?
-
Todos os assuntos; ainda me sinto uma aprendiz
-
Mais esclarecimentos sobre o suicídio e o pós-desencarne de um suicida (Evair)
-
Como diferenciar uma psicopictografia verdadeira de animismo
-
1) TIPOS DE “AURA”: prof Maury fala em “aura em bico”: o q detemina tais tipos? É possível mudar o tipo durante a encarnação? 2) ...os espíritos inferiores não se manifestam na Terra? Eles não se comunicam com quem está na sua freqüência?
Por favor, ajude-nos com as seguintes perguntas:
-
De que atividades do seu Núcleo você participa?
(19) 1. atendimento ao público
(17) 2. palestra semanal
(5) 3. palestra mensal
(22) 4. GEM
( ) 5. GEM adolescentes
Na palestra do Reginaldo no ENUF ficou esclarecido que apenas o Núcleo de Campo Grande tem atividade para crianças e adolescentes
( ) 6. GEM infantil
(28) 7. Passe
(6) 8. gabinete
(8) 9. Cromoterapia
(20) 10. Irradiação
(9) 11. distribuição do algodão
( 8) 12. Outros:
Estudo semanal (2);
Capoeira; teatro de fantoches (2)
Trabalho social Asilo 1xmês
Ir Grimm, grupo D
Passe a domicílio e hospitais
MUNESPI
Voluntariado
Assistência Judiciária (gratuita); passes em domicílio e hospitais; palestras eventuais.
-
Há quantos anos você participa no seu núcleo? ..................................
até 1 ano: 6 até 5 anos: 7 5 a 9 anos: 5
10 a 20 anos: 10 + de 20 anos: 2 + de 30 anos: 3
-
O que caracteriza o seu Núcleo:
-
PONTOS POSITIVOS
-
-
Centro de Convivência (02)
-
Grupo pequeno: oportunidade de todos se manifestarem
-
Instalações ; cesta básica
-
Acolhimento
-
Ambiente tranqüilo e restaurador
-
Oportunidade de aprimorar o conhecimento
-
Interação, estudo (2), palestras, dinâmicas – permitindo transformação freqüente.
-
Integração dos médiuns (4); abertura de grupos de estudos
-
Estudo da doutrina abordando a evolução do espírito
-
Grande público – procura
-
Integração, seriedade e compromisso
-
Assiduidade (2)
-
Interesse para estudo, responsabilidade, vontade, etc.
-
Palestras; ambiente; localização
-
Seriedade nos estudos; sem disputa por poder
-
Diversidade, estudo, pesquisa, leitura, debates, diálogo, fundamentação teórica
-
Seriedade e empreendedorismo dos dirigentes
-
União e Harmonia do grupo; ambiente agradável, claro e florido o jardim
-
Ambiente; funcionamento durante o dia; localização
-
Organização; palestras com médiuns da SBEE
-
Integração, amizade, cooperação, alegria, convivência participativa
-
União dos participantes
-
OPORTUNIDADES DE MELHORIA
-
Aumentar o n. de participantes (3) para ampliar a discussão ;
-
Comunicação contínua (2)
-
Visita de palestrantes com mais frequência
-
Sede própria (3) para poder desenvolver trabalhos com a comunidade.
-
Ampliar dias de estudos/pesquisas
-
Muitas
-
Espaço físico; atendimento ampliado
-
Pensar em alguma atividade para a comunidade
-
GEM infantil e GEM adolescentes (2)
-
“seria interessante a formação de um núcleo dedicado a projetos mais práticos e voltados às necessidades da S.B.E.E. Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, com maior participação dos GEMs (desde os primeiros módulos”
-
Mais participantes (2)
-
Atrair mais jovens
-
Criação de grupo de passe em hospitais e residências
-
Oratória para palestras ao público
-
Mais palestras de pessoas da sede; mais dinâmicas e sensibilizações no GEM
-
Através do estudo de obras, mensagens, troca de informações
-
Divulgação do Espiritismo junto à comunidade, com mais atividades do Núcleo
-
Para se manter sintonizado com a Sede da SBEE, seu Núcleo Filiado (equipe de coordenação) :
( 22) ouve as mensagens da SBEE via internet
(3) acompanha o Curso de Capacitação de Monitores
(28) lê as obras editadas pela SBEE
(10) outros: contato por email; boletins informativos; NEP (04); msgs do ir.Leocádio (3); irGrimm e ir Marina Fidélis (3); participa dos encontros e palestras do prof Maury Rodrigues da Cruz (2); participa do ENUF; Evangelho no Lar, palestras e estudos (na S.B.E.E.); livros da SBEE; comentamos sobre as palestras; maior intercâmbio entre os Núcleos, com divulgação das iniciativas e experiências de cada um através do site da SBEE ou de um fórum digital (ex: PHPBB); divulga revista; compra edições da SBEE .
Obs.: 4 pessoas do Núcleo do Rio participam das aulas do irGrimm
( ) sugestões:
-
Vídeo conferência (2)
-
Palestras periódicas da sede
-
Pelo menos uma vez por mês passar para o público uma palestra do dr.Leocádio
-
Quando o profMaury nos visita poderíamos ter mais informações sobre todas as obras realizadas aqui [sede]
-
Convidamos a todos a visitiar nosso Núcleo (Campo Largo)
-
Você participou do ENUF em:
(08) 2003 ( 08) 2004 (09 ) 2005 (08) 2006 (09) 2007
(11) 2008 (14) 2009 (11) 2010 (18) 2011 (21) 2012
-
Que atividades você gostaria de fazer no ENUF?
-
Pequena dinâmica de grupo na acolhida
-
Oficinas vivenciais (ao menos uma) ex: GEM para crianças/adolescentes
-
“no que puder ser útil”
-
“a cada ano um NF poderia fazer uma apresentação de suas atividades, falar de seus projetos, perfil das pessoas que procuram o NF, mostrar fotos, etc.”
-
dinâmica de grupo
-
treinamento para confecção do ALGODÃO
-
atividades de sensibilização
-
atividades em grupo, com todos os Núcleos
-
Que assuntos você gostaria que fossem abordados no ENUF?
( ) DOUTRINÁRIOS
-
Capacitação para falar em público
-
Processo espiritual do passe
-
Atualização dos ensinos do ir Grimm
-
A respeito da linguagem espírita na atualidade
-
A vida no mundo espiritual (2)
-
Solicitar com antecedência aos Núcleos no início do semestre
-
Auto-crítica; consciência do ser, de si; homem como ser pensante; pensamento espírita; involução
-
O que é perispírito; transmutação; energia; equilíbrio
-
Suicídio para nos dar mais subsídios para os que nos procuram (Evair)
-
Complexidade; transdisciplinaridade; importância dos GEM na divulgação da DE e na renovação da linguagem espírita; servização e mediunidade
-
Atualização e unificação do entendimento conforme orientações mais recentes do irGrimm e demais orientadores da casa
-
Novos conceitos sobre a manifestação dos espíritos desencarnados. Freqüência e sintonia. Aura e círculos aureolares (citado pelo irGrimm em uma aula)
-
O Espiritismo e sua trajetória
-
Pontos básicos a serem disseminados; o que todo NF precisa repassar àqueles que procuram o Centro Espírita
-
Comunicação dos espíritos; reencarnação probabilidades
( ) ADMINISTRATIVOS
-
Capacitação de palestrantes nos Núcleos Filiados
-
Organização do Centro Espírita (3); Como aceitar os novos critérios
-
Intercâmbio de iniciativas e experiências através da internet
-
Atividades da casa bem como de que forma são implantadas e mantidas
-
Serviços básicos de atendimento; serem minimamente semelhantes (tenham a maioria das rotinas)
-
Que temas você gostaria de ver na revista SER Espírita?
- trabalho voluntário
- evolução do espírito
- acolhida na Casa Espírita
- drogas
- filhos
- medos
- obsessão na visão da S.B.E.E. (para leigos)
- cremação na visão espírita (2)
- temas para debate, como: cremação; intuição; sintonia; freqüência
- projeto reencarnatório;
- desencarne
- temas que envolvam o desenvolvimento de crianças e adolescentes
- como vivem os espíritos após o desencarne
- sugestões de exercícios como relaxamento, respiração,... Um exercício por revista (atividade prática para a vida)
- “Está perfeito”
- teorias e filósofos e sua influência na doutrina; religião e religiosidade; influência dos alimentos na vida humana
- paz; desafios; conhecimento; importância do equilíbrio
- sonhos; intuição
- contextualização de temas polêmicos como: suicídio e o pós-desencarne de um suicida; animismo nos Centros Espíritas
- integridade corajosa (governo sobre si); tempo linear//tempo circular; família espiritual; espaço plástico; GEM; intuição; pares de construção; universo auto-consciente; trabalho (necessidade, utilidade, desafio, progresso)
- psicografia
- materialização do pensamento (como somos produto do que pensamos); como podemos mudar o mundo mudando a nós mesmos
- transdisciplinaridade no processo filosófico
- entrevista com o prof Maury ou história de vida
- explicação reencarnação probabilidades
- mais divulgações das atividades dos NF
-
De que forma os conteúdos da revista SER Espírita são utilizados em seu Núcleo?
(10) GEM (08) debates entre coordenadores
(14) temas para palestras (09) em dinâmicas de grupo
(03) outros: subsídios para estudos; abertura nos trabalhos ao público; complemento da preparação dos estudos; temas para reflexão; leitura individual
Nome (opcional): 7 não preencheram o nome__________________________________
Núcleo Filiado: _________________________________________________________
Estas SUGESTÕES estavam em FOLHA AVULSA (não assinaram):
-
elaboração de glossário, principalmente com termos do ir Grimm
-
RECOMENDAÇÕES MAIS PRÁTICAS:
-
Criar espaços de harmonização onde as pessoas possam buscar o seu equilíbrio (colocar música, cromoterapia, lugar para fluidificar água, etc)
-
Elaborar e divulgar orientações sobre saúde em geral, como alimentação, sono, alegria, tomar sol, etc.
-
Promover leituras dinâmicas sobre temas relevantes
-
Promover linguagem do bem, linguagem afetiva (abraço, toque)
-
Promover cultura da paz (qualidade do pensamento)
-
Atender o público de prostitutas, meninos de programa, travestis, etc com orientações e mensagens. O professor Maury Rodrigues da Cruz comentou, por exemplo, a região Lapa no RJ
-
Estar preparado para maior exposição aos meios de comunicação. Divulgação do Espiritismo e da S.B.E.E.
-
Evangelização de jovens (crianças e adolescentes) – renovação, novas referências, reorganização do pensamento
-
Processo reencarnatório como presente contínuo, observando o cotidiano, vivendo as experiências, dialogando com a vida;
-
Conhecer as obras da S.B.E.E. , divulgar os trabalhos, levar ao conhecimento do público utilizando vário e diferentes meios de comunicação
-
Revista SER Espírita – ter exemplares para divulgação nos Núcleos Filiados
-
Desenvolver massa crítica: casa espírita como casa do saber, universidade do povo
-
Aceitar e entender as diferenças: tolerar: usar a linguagem do bem
-
Espiritismo acadêmico X Espiritismo do coração: entender, buscar compreender os dilemas dos outros
-
Leitura: muda o acervo individual: muda a individualidade: muda a totalidade
-
Desmistificação do Espiritismo: mudança da mentalidade predominante
-
TEMAS GERAIS MAIS INTERESSANTES
-
Integridade corajosa (governo, domínio de si mesmo)
-
Tempo linear X tempo circular
-
Espaço plástico
-
Universo autoconsciente
-
Comunicação mediúnica
-
Renovação da linguagem
-
Razão X emoção
-
Leitura dinâmica: agilidade/eficiência na transmissão da informação
-
Unidade X diferença
-
Dever de ser feliz / ter alegria
-
Intuição (conhecimento / sentido / faculdade)
-
Pedagogia espírita
-
Conhecimento + valores morais = sabedoria