ENUF 2013
FORMULÁRIOS DE PESQUISA 34 respondidos

Por favor, informe abaixo dúvidas que você tem sobre Espiritismo. Procuraremos respondê-las ou indicar fontes de estudo e pesquisa na página do ENUF 2012 na internet

  • ­­­­­­­­­­­­­comunicação/msg de desencarnados: por que aparecem espíritos desconhecidos?

  • LEI DE PROBABILIDADES DA REENCARNAÇÃO

  • COSMOLOGIA ESPÍRITA [cosmovisão?]

  • “Dúvidas que não param de existir – mas que vcs estão sempre atentos para responder”

  • No livro “Antropologia Espírita” há referência a “matemática kinética”: qual significado?

  • Transmutação; ectoplasmia; no católico tem casamento, batismo – e no espiritismo ?

  • Todos os assuntos; ainda me sinto uma aprendiz

  • Mais esclarecimentos sobre o suicídio e o pós-desencarne de um suicida (Evair)

  • Como diferenciar uma psicopictografia verdadeira de animismo

  • 1) TIPOS DE “AURA”: prof Maury fala em “aura em bico”: o q detemina tais tipos? É possível mudar o tipo durante a encarnação? 2) ...os espíritos inferiores não se manifestam na Terra? Eles não se comunicam com quem está na sua freqüência?

Por favor, ajude-nos com as seguintes perguntas:

  1. De que atividades do seu Núcleo você participa?

(19) 1. atendimento ao público

(17) 2. palestra semanal

(5) 3. palestra mensal

(22) 4. GEM

( ) 5. GEM adolescentes

Na palestra do Reginaldo no ENUF ficou esclarecido que apenas o Núcleo de Campo Grande tem atividade para crianças e adolescentes

( ) 6. GEM infantil

(28) 7. Passe

(6) 8. gabinete

(8) 9. Cromoterapia

(20) 10. Irradiação

(9) 11. distribuição do algodão

( 8) 12. Outros:

Estudo semanal (2);

Capoeira; teatro de fantoches (2)

Trabalho social Asilo 1xmês

Ir Grimm, grupo D

Passe a domicílio e hospitais

MUNESPI

Voluntariado

Assistência Judiciária (gratuita); passes em domicílio e hospitais; palestras eventuais.

  1. Há quantos anos você participa no seu núcleo? ..................................

até 1 ano: 6 até 5 anos: 7 5 a 9 anos: 5

10 a 20 anos: 10 + de 20 anos: 2 + de 30 anos: 3

 

  1. O que caracteriza o seu Núcleo:

    1. PONTOS POSITIVOS

  • Centro de Convivência (02)

  • Grupo pequeno: oportunidade de todos se manifestarem

  • Instalações ; cesta básica

  • Acolhimento

  • Ambiente tranqüilo e restaurador

  • Oportunidade de aprimorar o conhecimento

  • Interação, estudo (2), palestras, dinâmicas – permitindo transformação freqüente.

  • Integração dos médiuns (4); abertura de grupos de estudos

  • Estudo da doutrina abordando a evolução do espírito

  • Grande público – procura

  • Integração, seriedade e compromisso

  • Assiduidade (2)

  • Interesse para estudo, responsabilidade, vontade, etc.

  • Palestras; ambiente; localização

  • Seriedade nos estudos; sem disputa por poder

  • Diversidade, estudo, pesquisa, leitura, debates, diálogo, fundamentação teórica

  • Seriedade e empreendedorismo dos dirigentes

  • União e Harmonia do grupo; ambiente agradável, claro e florido o jardim

  • Ambiente; funcionamento durante o dia; localização

  • Organização; palestras com médiuns da SBEE

  • Integração, amizade, cooperação, alegria, convivência participativa

  • União dos participantes

 

  1. OPORTUNIDADES DE MELHORIA

  • Aumentar o n. de participantes (3) para ampliar a discussão ;

  • Comunicação contínua (2)

  • Visita de palestrantes com mais frequência

  • Sede própria (3) para poder desenvolver trabalhos com a comunidade.

  • Ampliar dias de estudos/pesquisas

  • Muitas

  • Espaço físico; atendimento ampliado

  • Pensar em alguma atividade para a comunidade

  • GEM infantil e GEM adolescentes (2)

  • “seria interessante a formação de um núcleo dedicado a projetos mais práticos e voltados às necessidades da S.B.E.E. Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, com maior participação dos GEMs (desde os primeiros módulos”

  • Mais participantes (2)

  • Atrair mais jovens

  • Criação de grupo de passe em hospitais e residências

  • Oratória para palestras ao público

  • Mais palestras de pessoas da sede; mais dinâmicas e sensibilizações no GEM

  • Através do estudo de obras, mensagens, troca de informações

  • Divulgação do Espiritismo junto à comunidade, com mais atividades do Núcleo

 

  1. Para se manter sintonizado com a Sede da SBEE, seu Núcleo Filiado (equipe de coordenação) :

( 22) ouve as mensagens da SBEE via internet

(3) acompanha o Curso de Capacitação de Monitores

(28) lê as obras editadas pela SBEE

(10) outros: contato por email; boletins informativos; NEP (04); msgs do ir.Leocádio (3); irGrimm e ir Marina Fidélis (3); participa dos encontros e palestras do prof Maury Rodrigues da Cruz (2); participa do ENUF; Evangelho no Lar, palestras e estudos (na S.B.E.E.); livros da SBEE; comentamos sobre as palestras; maior intercâmbio entre os Núcleos, com divulgação das iniciativas e experiências de cada um através do site da SBEE ou de um fórum digital (ex: PHPBB); divulga revista; compra edições da SBEE .

Obs.: 4 pessoas do Núcleo do Rio participam das aulas do irGrimm

( ) sugestões:

  • Vídeo conferência (2)

  • Palestras periódicas da sede

  • Pelo menos uma vez por mês passar para o público uma palestra do dr.Leocádio

  • Quando o profMaury nos visita poderíamos ter mais informações sobre todas as obras realizadas aqui [sede]

  • Convidamos a todos a visitiar nosso Núcleo (Campo Largo)

  1. Você participou do ENUF em:

(08) 2003 ( 08) 2004 (09 ) 2005 (08) 2006 (09) 2007

(11) 2008 (14) 2009 (11) 2010 (18) 2011 (21) 2012

  1. Que atividades você gostaria de fazer no ENUF?

  • Pequena dinâmica de grupo na acolhida

  • Oficinas vivenciais (ao menos uma) ex: GEM para crianças/adolescentes

  • “no que puder ser útil”

  • “a cada ano um NF poderia fazer uma apresentação de suas atividades, falar de seus projetos, perfil das pessoas que procuram o NF, mostrar fotos, etc.”

  • dinâmica de grupo

  • treinamento para confecção do ALGODÃO

  • atividades de sensibilização

  • atividades em grupo, com todos os Núcleos

  1. Que assuntos você gostaria que fossem abordados no ENUF?

( ) DOUTRINÁRIOS

  • Capacitação para falar em público

  • Processo espiritual do passe

  • Atualização dos ensinos do ir Grimm

  • A respeito da linguagem espírita na atualidade

  • A vida no mundo espiritual (2)

  • Solicitar com antecedência aos Núcleos no início do semestre

  • Auto-crítica; consciência do ser, de si; homem como ser pensante; pensamento espírita; involução

  • O que é perispírito; transmutação; energia; equilíbrio

  • Suicídio para nos dar mais subsídios para os que nos procuram (Evair)

  • Complexidade; transdisciplinaridade; importância dos GEM na divulgação da DE e na renovação da linguagem espírita; servização e mediunidade

  • Atualização e unificação do entendimento conforme orientações mais recentes do irGrimm e demais orientadores da casa

  • Novos conceitos sobre a manifestação dos espíritos desencarnados. Freqüência e sintonia. Aura e círculos aureolares (citado pelo irGrimm em uma aula)

  • O Espiritismo e sua trajetória

  • Pontos básicos a serem disseminados; o que todo NF precisa repassar àqueles que procuram o Centro Espírita

  • Comunicação dos espíritos; reencarnação probabilidades

( ) ADMINISTRATIVOS

  • Capacitação de palestrantes nos Núcleos Filiados

  • Organização do Centro Espírita (3); Como aceitar os novos critérios

  • Intercâmbio de iniciativas e experiências através da internet

  • Atividades da casa bem como de que forma são implantadas e mantidas

  • Serviços básicos de atendimento; serem minimamente semelhantes (tenham a maioria das rotinas)

  1. Que temas você gostaria de ver na revista SER Espírita?

- trabalho voluntário

- evolução do espírito

- acolhida na Casa Espírita

- drogas

- filhos

- medos

- obsessão na visão da S.B.E.E. (para leigos)

- cremação na visão espírita (2)

- temas para debate, como: cremação; intuição; sintonia; freqüência

- projeto reencarnatório;

- desencarne

- temas que envolvam o desenvolvimento de crianças e adolescentes

- como vivem os espíritos após o desencarne

- sugestões de exercícios como relaxamento, respiração,... Um exercício por revista (atividade prática para a vida)

- “Está perfeito”

- teorias e filósofos e sua influência na doutrina; religião e religiosidade; influência dos alimentos na vida humana

- paz; desafios; conhecimento; importância do equilíbrio

- sonhos; intuição

- contextualização de temas polêmicos como: suicídio e o pós-desencarne de um suicida; animismo nos Centros Espíritas

- integridade corajosa (governo sobre si); tempo linear//tempo circular; família espiritual; espaço plástico; GEM; intuição; pares de construção; universo auto-consciente; trabalho (necessidade, utilidade, desafio, progresso)

- psicografia

- materialização do pensamento (como somos produto do que pensamos); como podemos mudar o mundo mudando a nós mesmos

- transdisciplinaridade no processo filosófico

- entrevista com o prof Maury ou história de vida

- explicação reencarnação probabilidades

- mais divulgações das atividades dos NF

  1. De que forma os conteúdos da revista SER Espírita são utilizados em seu Núcleo?

(10) GEM (08) debates entre coordenadores

(14) temas para palestras (09) em dinâmicas de grupo

(03) outros: subsídios para estudos; abertura nos trabalhos ao público; complemento da preparação dos estudos; temas para reflexão; leitura individual

Nome (opcional): 7 não preencheram o nome__________________________________

Núcleo Filiado: _________________________________________________________

 

 

Estas SUGESTÕES estavam em FOLHA AVULSA (não assinaram):

 

  • elaboração de glossário, principalmente com termos do ir Grimm

 

  • RECOMENDAÇÕES MAIS PRÁTICAS:

  1. Criar espaços de harmonização onde as pessoas possam buscar o seu equilíbrio (colocar música, cromoterapia, lugar para fluidificar água, etc)

  2. Elaborar e divulgar orientações sobre saúde em geral, como alimentação, sono, alegria, tomar sol, etc.

  3. Promover leituras dinâmicas sobre temas relevantes

  4. Promover linguagem do bem, linguagem afetiva (abraço, toque)

  5. Promover cultura da paz (qualidade do pensamento)

  6. Atender o público de prostitutas, meninos de programa, travestis, etc com orientações e mensagens. O professor Maury Rodrigues da Cruz comentou, por exemplo, a região Lapa no RJ

  7. Estar preparado para maior exposição aos meios de comunicação. Divulgação do Espiritismo e da S.B.E.E.

  8. Evangelização de jovens (crianças e adolescentes) – renovação, novas referências, reorganização do pensamento

  9. Processo reencarnatório como presente contínuo, observando o cotidiano, vivendo as experiências, dialogando com a vida;

  10. Conhecer as obras da S.B.E.E. , divulgar os trabalhos, levar ao conhecimento do público utilizando vário e diferentes meios de comunicação

  11. Revista SER Espírita – ter exemplares para divulgação nos Núcleos Filiados

  12. Desenvolver massa crítica: casa espírita como casa do saber, universidade do povo

  13. Aceitar e entender as diferenças: tolerar: usar a linguagem do bem

  14. Espiritismo acadêmico X Espiritismo do coração: entender, buscar compreender os dilemas dos outros

  15. Leitura: muda o acervo individual: muda a individualidade: muda a totalidade

  16. Desmistificação do Espiritismo: mudança da mentalidade predominante

 

 

  • TEMAS GERAIS MAIS INTERESSANTES

  1. Integridade corajosa (governo, domínio de si mesmo)

  2. Tempo linear X tempo circular

  3. Espaço plástico

  4. Universo autoconsciente

  5. Comunicação mediúnica

  6. Renovação da linguagem

  7. Razão X emoção

  8. Leitura dinâmica: agilidade/eficiência na transmissão da informação

  9. Unidade X diferença

  10. Dever de ser feliz / ter alegria

  11. Intuição (conhecimento / sentido / faculdade)

  12. Pedagogia espírita

  13. Conhecimento + valores morais = sabedoria